Melhor Leitor – Leonor Isabel Pinto

Nesta rubrica, convidamos os nossos alunos leitores a partilharem a relação que têm com os livros e a leitura.

Cabe-nos, neste artigo, apresentar a aluna Leonor Pinto, do 12.º LHA, enquanto leitora.

  1. Quantos livros lês em média por ano? Quando lês mais e quando lês menos? Em que momentos do dia consegues ler e durante quanto tempo?

Leio, no mínimo, 15 livros por ano. Ler é algo que só faço quando me sinto bem, por isso em épocas mais difíceis, especialmente em relação à escola, não costumo ler tanto. Gosto de ler a qualquer altura do dia, horas e horas a fio.

  1. Em que locais ou circunstâncias tiras maior prazer da leitura?

Qualquer lugar, mas prefiro ter luz natural e paz.

  1. Quais os livros que te deixaram uma impressão mais forte?

Livros baseados em histórias verdadeiras…mais recentemente, “Sob um céu escarlate”.

  1. Quando foi que te tornaste leitora?

Sempre fui. Tornou-se uma parte marcante da minha vida aos doze anos, mas tenho cadernos dos meus anos de primária com pequenas histórias, nomes e frases de livros entre os apontamentos.

  1. Quais foram as viagens mais marcantes que fizeste a bordo dos livros?

Foi uma maneira de abrir os meus horizontes e desenvolver a minha capacidade crítica. Quando me apercebi desta vantagem, comecei mesmo a procurar livros escritos por pessoas com vidas diferentes da minha, com opiniões diferentes e ideias novas. Quando estou embrenhada numa história é quando mais aprendo.

  1. Persistes na leitura, mesmo que seja difícil? Quais os livros que tiveste maior dificuldade em ler e/ou que não leste até ao fim? Porquê? No caso de teres desistido da leitura de alguns livros, planeias tentar lê-los algum dia?

Um livro que nunca acabei de ler e que ainda planeio fazê-lo é “Mulheres que correm com os lobos”. Foi um livro muito recomendado por pessoas com gostos ou objetivos semelhantes aos meus e a sinopse é muito aliciante, mas é uma escrita pesada, com uma longa introdução e linguagem complexa. Para juntar à confusão, na altura em que o comecei a ler estava muito assoberbada, por isso ainda não o acabei. De resto, qualquer livro que eu tenha de ler por “obrigação” perde o interesse para mim, mas, normalmente, desde que eu faça o esforço para começar a ler, acabo por ter a necessidade de o acabar.

  1. Na tua perspetiva, quais são os maiores benefícios da leitura?

Depende do que cada um lê ou procura atingir com a leitura, mas para mim é sempre a aprendizagem.

  1. Costumas recorrer às bibliotecas para obteres livros? Que vantagens e desvantagens associas às bibliotecas?

As bibliotecas são uma fonte de conhecimento que não custa nada.

  1. Outras observações/ ideias/ sugestões

Gostava de ter workshops de escrita, desafios e afins. Gosto de partilhar os livros com outros, fazê-lo, seria uma dinâmica interessante.