Pelo segundo ano consecutivo, as bibliotecas escolares, com a colaboração dos Departamentos de Línguas e do 1.º Ciclo, organizaram um concurso de declamação de poesia, uma vez que o nível de adesão por parte dos alunos tem sido positivo, justificando a sua repetição. No ano letivo transato, esta iniciativa envolveu apenas as escolas Maria Lamas e Manuel de Figueiredo, tendo sido, este ano, alargado aos alunos do 1.º Ciclo. Contámos, também, com o envolvimento da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) em termos da cedência do espaço, organização e prémios. A final decorreu no Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, com o Auditório da BMGPL praticamente cheio.
O júri, composto pela professora Paula Léo, em representação do AEGP, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, a professora Filomena Rubio, e a Dra. Joana Santos, representante da cultura local, apreciaram a prestação dos alunos dos diferentes níveis de ensino.
Contámos, ainda, com a colaboração da Associação de Estudantes, nas pessoas das alunas do 12.º ano, Graça da Costa e Beatriz Quitério, que asseguraram a apresentação da sessão e o registo fotográfico, respetivamente.
Carlos Condessa acrescentou poesia numa performance assaz inusitada e inquietante, abrindo novas perspetivas sobre o “dizer poesia”.
Todos os alunos foram premiados com livros e um convite para um workshop sobre poesia.
Agradecemos a participação e a colaboração de todos, esperando que no próximo ano possamos abarcar ainda mais alunos.