À descoberta do invisível

No âmbito da semana do agrupamento Gil Paes, a turma CTB do 10.º ano, da Escola Secundária de Maria Lamas, dinamizou, no dia 20 de abril, a atividade “À descoberta do invisível”, destinada a um público muito especial.

Aunos da universidade sénior da associação de reformados e pensionistas de Torres Novas (ARPE), acompanhados pelas professoras Liliana Mineiro e Maria da Luz Marques, docentes aposentadas da Escola, Secundária de Maria Lamas e, neste momento, voluntárias na ARPE.

Com a colaboração da sua professora de Biologia e Geologia e das docentes de Ciências, Alda Serrão e Palmira Clemente, também aposentadas, os jovens alunos começaram por explicar a importância e o funcionamento do microscópio ótico e ajudaram os alunos visitantes a efetuar observações microscópicas de diferentes tipos de células e a realizar outras atividades experimentais relacionadas com o quotidiano, como a extração e cromatografia de pigmentos fotossintéticos e o estudo da fermentação alcoólica em leveduras.  

Neste encontro de gerações, foi notório o entusiasmo, quer dos alunos dinamizadores, que com gosto transmitiam os conhecimentos adquiridos na disciplina de Biologia e Geologia, quer dos mais velhos, que com interesse e empenho participavam nas atividades propostas, demonstrando que nunca é tarde para saber mais, indo ao encontro do lema do projeto educativo do agrupamento, o Prazer de Aprender. Do mesmo modo, verificou-se que o gosto em ensinar persiste e não se dissipa com o tempo.