Exposição “Vencer o medo”

Inaugurou-se, no passado dia 23, na presença de um número signifcativo de visitantes, a I Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas Gil Paes, com a exposição “Vencer os medos”, onde se visualizam e se ouvem as vozes dos alunos de Artes dos 10º e 11ºanos. 

Nas telas pintadas, o espetador pôde assistir aos diferentes tópicos que o jovem artista quis retratar de forma crítica e criativa. Além disso, pôde interagir com os alunos que, estrategicamente, se encontravam posicionados ao lado da sua obra.Para complementar a interpretação, o espetador pôde ouvir a mensagem que o “artista” quis expressar ao pintar, em diferentes idiomas (português, inglês e espanhol) através dos QR codes.

São, assim, visíveis os temas introspetivos dos discentes como o valor da beleza, o medo do envelhecimento, as fobias, o hedonismo e a felicidade.

Espalhados por distintos corredores, de diferentes pisos da Escola sede, que culmina no sótão, o público pôde ainda confrontar outra variante de arte, a da palavra, expressa pelos alunos do 12º ano de Línguas e Humanidades.

O projeto está inserido nos Domínios de Autonomia Curricular DAC, das turmas do 10 AVA e 11 AVA e 12 LHA, envolvendo as disciplinas de Português, Desenho A, História da Cultura e das Artes, Filosofia, Inglês e Espanhol.

A exposição partiu do tema aglutinador do Plano de Atividades (PAA) “Vencer o medo”, e do desafio lançado pelas Bibliotecas Escolares, no projeto “Do livro ao ecrã”, inspirada na obra “ O retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde.
A atividade enquadra-se no Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Cinema e Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Clube Europeu “Querido futuro eu?” e enquadra-se nos domínios da saúde, especificamente na saúde mental, na componente de Cidadania.
A exposição está  patente até dia 31 de maio na Escola Secundária de Maria Lamas.

Veja mais fotografias: https://photos.app.goo.gl/WUy1Ha1DtfHcNjGU8

Imagens do início do projeto
Inauguração da exposição “Vencer os Medos”