XXVI Congresso Internacional de Jovens Cientistas da Unesco

Decorreu, entre 23 e 26 de janeiro, em Santarém, na Escola Sá da Bandeira, mais um Congresso de Escolas Associadas da Unesco, este ano sob o tema “A Paz: um compromisso, uma conquista”.

Os trabalhos iniciaram com uma palestra em que o orador convidado, Doutor João Guedes Marecos, afirmou, que a Paz pode ter vários significados e que depende de cada um de nós.

Estiveram presentes 15 escolas, de 8 países, cerca de 90 alunos. Assim, a nossa escola esteve representada, para partilhar o seu projeto: “Como todos podemos “ser” Paz”, mostrando as suas iniciativas do Dia da Paz, através de alunas das turmas 11º AVA e 11º LHA, Inês Vieira e Joana Clérigo, acompanhadas pela professora responsável do Projeto Unesco, Teresa Reis.
Foram apresentadas as comunicações das escolas participantes, seguido de debate de ideias, momentos de reflexão, apontadas soluções e conclusões das temáticas abordadas, intercaladas por apontamentos culturais de dinâmica UBUNTU.
O seu variado e apelativo programa englobou, ao longo destes dias, desde apontamentos e serões musicais e culturais, providenciados por entidades como o Conservatório de Música de Santarém, " Os artistas da escola – Sons e canções" e os memoráveis 8 D’Aldeia, até visitas de estudo ao Palácio da Pena, localizado em Sintra, complementado pelo Museu do Oriente em Lisboa, assim como à própria cidade de Santarém.
Por fim, foi apresentado o tema do próximo XXVII Encontro da Unesco: “O Planeta Terra pergunta: onde queres morar amanhã?”. Este é o próximo desafio que lançamos aos jovens.