Comemorações dos 400 anos de Manuel Figueiredo: Alunos recriam o legado do patrono da escola

No âmbito das celebrações dos 400 anos de existência de Manuel Figueiredo, patrono da escola que tem o seu nome, foi organizada uma atividade especial para honrar o legado do ilustre navegador. Intitulada “E se Manuel Figueiredo vivesse hoje?”, a iniciativa visou analisar como o famoso explorador se orientaria no mundo contemporâneo.

Enquanto na sua época Manuel Figueiredo se guiava por cartas, mapas e observações celestes com os seus instrumentos de navegação, surge a questão: como o faria nos dias de hoje? Além disso, considerando a sua curiosidade, que descobertas poderia fazer ao contemplar a Terra a partir do céu?

Para responder a estas e outras questões, os alunos do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias (turmas CTA e CTB) prepararam pequenas conferências destinadas aos alunos do 8º ano da Escola Manuel Figueiredo. Foi uma oportunidade única para mergulhar no pensamento e na perspicácia do grande navegador, trazendo-o para o contexto contemporâneo.

400 anos de Manuel Figueiredo

Ver album de fotos

Além disso, como parte desta jornada de descoberta, os alunos do 10º ano do curso Línguas e Humanidades (turma LHB), apresentaram aos alunos do 7º ano as mais recentes formas de representação da Terra e técnicas de orientação por satélite. Foi uma oportunidade para os alunos mais novos compreenderem como a tecnologia moderna transformou a maneira como entendemos e navegamos pelo nosso planeta.

Este evento permitiu homenagear o legado de Manuel Figueiredo, mas também inspirar os alunos a explorarem novos horizontes, tal como o seu patrono fez há séculos atrás.

Anabela Mira e Luís Santos