Comemorações do Patrono Manuel de Figueiredo

Durante os dias 25, 26 e 27 de março celebrou-se o Patrono Manuel de Figueiredo na escola de seu nome. Foram muitas e diversificadas as atividades levadas a cabo. Exposições variadas deram um toque especial à entrada principal e átrio da escola e transportaram-nos a uma viagem no tempo de há mais de quatro séculos atrás: “Construção e utilização de relógios de sol, “Quem foi Manuel de Figueiredo?”, “O que ficou de quem por cá passou”, “Cartografia”, “Recriação dos instrumentos náuticos da Época de Manuel de Figueiredo”. 

A observação do sol, a  palestra com o professor Máximo Ferreira, o planetário móvel, o Peddy Paper ”Rotas de Manuel de Figueiredo” e o concurso de escrita e ilustração “E se Manuel de Figueiredo …”, foram vivenciados por alunos do o 5.º ao 8.º anos e ainda por alunos do ensino secundário da Escola Maria Lamas que vieram dar uma grande ajuda nas conversas entre alunos “E se Manuel de Figueiredo vivesse hoje?”.

Para o dia do encerramento destas comemorações, e porque o tempo não esteve de feição, as atividades programadas foram transferidas para o pavilhão desportivo da Escola Manuel de Figueiredo: desfile de trajes da época, danças renascentistas, momentos de poesia, mercado com tendas de frutas, especiarias, tecidos e até de joalharia, quadros vivos que recriaram algumas das profissões dessa época, incluindo o do nosso próprio patrono “Manuel de Figueiredo”, e onde o malabarista também não foi esquecido, foram recriados com muito empenho de todos os seus protagonistas. Dos momentos musicais, não podemos esquecer o “Mar Português” interpretado por alunos do Choral Phydellius e o “Hino da Escola Manuel de Figueiredo” que encerrou estas comemorações, cantado por todos os alunos dos 5.º e 6.º anos.

E, para terminar, um agradecimento especial a todos os que, de uma forma ou de outra, ajudaram a levar a bom porto esta jornada.