Apresentação do site “Instituições locais de cultura no concelho de Torres Novas”

Num momento em que se assinalam os 50 anos sobre o 25 de Abril, o Agrupamento de Escolas Gil Paes está a realizar um conjunto de ações com o intuito de transmitir aos mais novos o significado da Revolução dos Cravos.

As comemorações da semana do 25 de Abril, iniciaram-se a 22 de abril, com uma sessão destinada aos alunos do 12.º Ano, que decorreu no auditório da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, cuja abertura foi realizada pela Sra. professora Maria Luís, Presidente do Conselho Geral, em substituição da Sra. Diretora.

Na primeira parte deste evento, foi apresentado o site “Instituições locais de cultura no concelho de Torres Novas”, produzido no âmbito do projeto “Escolas à Descoberta de Abril”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este projeto foi lançado em 2023, tendo a Escola Maria Lamas, na sequência do convite do CNE, integrando o primeiro conjunto de 50 escolas, que deverá ser alargado até 2026. Nesse ano, foi constituída uma equipa, formada pelos docentes Fernando Coelho (professor de História), Cristina Nascimento (Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento) e Maria do Céu Rodrigues (professora bibliotecária). O foco escolhido para o projeto incidiu sobre as associações de cultura local, que antes do 25 de Abril assumiram um papel fundamental junto da população do concelho. O trabalho prático, realizado pela turma 12.º LHA, culminou na publicação do referido site, onde se reúnem os testemunhos de pessoas que passaram pelo Cineclube de Torres Novas, rancho Os camponeses de Riachos, Choral Phydellius, Sociedade Filarmónica União Pedroguense e, ainda, junto dos membros de uma associação recente da Mata, denominada Contos e Pontos. A todos foi solicitada a comparação entre o período anterior e posterior ao 25 de Abril, retratando-se, assim, o modo de vida do povo torrejano, marcado pela desigualdade social e de género, isolamento e estagnação, relativamente ao mundo ocidental, num contexto de repressão.

Durante a sessão, o professor Fernando Coelho apresentou o trabalho de recolha de testemunhos, tendo captado a atenção e participação dos alunos. O docente sublinhou a importância do associativismo, dos valores comunitários e da comunicação dentro das comunidades, tendo apelado aos jovens para que participem nas associações próximas ou que criem outras, que considerem necessárias. Talvez ainda nunca tivesse perpassado esta ideia na mente dos nossos alunos.

Apresentação do site

 

Seguidamente, o grupo musical torrejano “LaFontinha”, a convite dos docentes de Português, interpretou algumas das músicas que se ouviam por altura do 25 de Abril, cujas histórias foram contadas por João Carlos Lopes, membro do grupo e historiador local.

Interpretação de canções de resistência pelo grupo LaFontinha

 

Estiveram presentes elementos do executivo camarário e da Biblioteca Municipal, bem como o Diretor do Centro de Formação A23. A RBE/ Escola a Ler Mais e Melhor, fez-se representar pela a Coordenadora Interconcelhia, Dra. Filomena Rúbio e o PNA, pela Dra. Maria João Ribeiro. Participaram, também, vários dos elementos que contribuíram com os seus testemunhos para a concretização do projeto, compilado num recurso educativo digital do Agrupamento e do CNE, aberto à comunidade.

Individualidades presentes