No dia 21 de março de 2025, pelas 10h35 minutos, decorreu no auditório da Escola Manuel Figueiredo a seleção dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º escalões respeitante ao Concurso de Poesia.
Do júri, fizeram parte as professoras Luísa Paisana, Teresa Varão, Anabela Leitão, Luísa Rosa, Hélia Silva e Cristina Santos. Houve a colaboração dos alunos do 2.º B, do Centro escolar Visconde de S. Gião, assim como dos alunos da Escola Manuel de Figueiredo que frequentam o Ensino Articulado na dinamização do evento sob a orientação da professora Céu Lobo e do professor Vitor Ferreira do Choral Phydellius.
Do Centro Escolar da Serra de Aire (CESA), os alunos da turma 3.º SAA, Carolina Silva Martins, Gustavo Miguel Oliveira Gonçalves, Mafalda Faria Santos declamaram poesia ao som da música executada ao piano, pela colega Maria Madalena Dionísio Prates.
Do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria (CEAC), a aluna Inês Gonçalves declamou poesia que foi dramatizada pelo aluno Gonçalo Casimiro, ambos do 3.º ACB .
Da Escola Manuel de Figueiredo a declamação de poesia foi realizada pelos seguintes alunos: Tiago Martins (5.º E); Tomás Santos, Raquel Salgueiro e Maria Flor Silva (5.º G); e Marina Moura (6.º E), correspondentes ao 2.º escalão. Declararam ainda poemas, os alunos: Tomás Neto (7.º B); Beatriz Martins, Diana Martins e Isaac Lima (7.º H); e Nicollas Souza (8.º F), correspondentes ao 3.º escalão.