O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg, e incidirá em áreas de intervenção da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Liderança, Colaboração e trabalho em rede, Infraestruturas e Equipamentos, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens e Competências Digitais dos Alunos.
A elaboração deste Plano sustentou-se em 5 etapas:
- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
- análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados obtidos;
- elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento;
- implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
- monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
A recolha de evidências foi realizada a partir da aplicação de um processo de diagnóstico: a SELFIE que é uma ferramenta desenvolvida a partir de uma iniciativa da Comissão Europeia, em estreita colaboração com uma equipa de peritos de escolas, ministérios da educação e institutos de investigação de toda a Europa. Foi concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação dos alunos.
A autorreflexão dos dirigentes, professores e alunos do Agrupamento sobre os resultados obtidos através da ferramenta de diagnóstico permitiu identificar os pontos fortes, os pontos fracos que requerem melhoria e as prioridades da organização educativa na forma como as tecnologias são utilizadas na escola. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.
Resultados da SELFIE
1º Ciclo
2º e 3º ciclos
Ensino Secundário
Ensino Profissional