O Agrupamento de Escolas Gil Paes integra o Plano Nacional de Cinema (PNC) com o intuito de valorizar a presença da cultura do cinema e do audiovisual, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, como instrumento de expressão e diversidade cultural e artística e promoção da língua e da cultura portuguesas, no âmbito do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Com este Projeto procura-se dar maior visibilidade à arte do cinema em contextos pedagógicos, valorizando, quer a adoção de processos de trabalho colaborativo, quer a implementação de projetos/iniciativas de integração curricular.
No ano letivo transato, mais concretamente a 29 de abril, o PNC procedeu à apresentação de um novo site vocacionado para a formação fílmica dos alunos, possibilitando às escolas integradas no PNC, os seguintes recursos:
● Lista de filmes, sugeridos para um ou mais níveis de educação/ensino, não sendo essa sugestão vinculativa (https://youtu.be/lOFCFXsvAXU).
● Dossiês pedagógicos, destinados a apoiar o trabalho dos docentes permitindo-lhes educar os seus alunos para a compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, possibilitando o hábito de ver cinema ao longo da vida, valorizando o cinema enquanto arte junto das comunidades educativas (https://youtu.be/w1MjEYyzLeY).
Assim, para visionar um filme, que conste no site, é muito fácil e rápido, basta o professor ter as credenciais e indicar o título do filme/dia/hora que pretende visualizar, assim como o número de alunos envolvidos (https://spark.adobe.com/page/05Uc03ckgmWa9/).
A equipa do PNC do AEGP, tendo como referencial curricular base o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, recorrendo quer à plataforma de filmes, quer à coleção de dossiês pedagógicos desenvolve e dinamiza este Projeto, em diversas modalidades, nomeadamente através da dinamização de sessões dentro da escola, e outras atividades, que incluem a elaboração de vídeos pelos alunos, respeitantes a temas da atualidade, no âmbito da cidadania ativa e crítica.
Neste contexto, é de realçar a integração do Projeto do PNC no Projeto Cultural de Escola (PCE), tal como o Plano Nacional de Artes (PNA), a Biblioteca Escolar (BE), a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e todas as valências que integram a diversidade de manifestações e linguagens artísticas, em formatos transdisciplinares. A construção do PCE pressupõe a preparação de um programa cultural de escola/agrupamento para a fruição e produção cultural na sua Comissão Consultiva, que inclua todos os projetos do AEGP. Mais acresce que o mesmo aconteceu com a elaboração da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola (EECE).
Esta articulação permitiu potenciar a ação de todos, construindo pontes entre os vários projetos e consolidar a coerência entre todos ao nível dos objetivos, valores e estratégias de intervenção, dando-se visibilidade ao Agrupamento, nomeadamente através da Revista Literária (Projeto EscolasLiterárias apoiado pelo PNL 2027, acessível em http://escolasliterarias.agilpaes.pt/).
Na página do Agrupamento no separador da Biblioteca-Projetos destacam-se filmes, documentários, bem como guiões de exploração fílmica e ainda as produções dos alunos.
Neste ano letivo 2021-2022, o PNC dispõe ainda de um conjunto de propostas que constituem uma boa referência para a construção dos planos de atividades a implementar a nível de escola com base nos filmes do PNC e articuladas com o Plano Escola+ 21/23, através do Roteiro de Atividades do PNC, divulgado no respetivo site e no site do PNC.
ROTEIRO DE ATIVIDADES – PLANO NACIONAL DE CINEMA
PLANO 21/23 – Escola + https://escolamais.dge.mec.pt/
|| Eixo: Ensinar e Aprender || Domínio: 1.3. + Recursos Educativos. || 1.3.6. Recuperar com Arte e Humanidades
É de realçar que este ano, à semelhança dos anos transatos, pretende-se não só desenvolver atividades pedagógicas com base nos dossiês pedagógicos, que contemplam a Coleção de Filmes disponíveis na plataforma, mas também proceder à divulgação de todas as experiências das escolas do AEGP, dando a conhecer todas as atividades desenvolvidas neste âmbito.