No passado dia 20 de abril, os alunos do 10.º ano dos cursos profissionais de Mecatrónica e PGE do Agrupamento Gil Paes realizaram uma visita à Biblioteca Municipal de Torres Novas, no âmbito da disciplina de Português, acompanhados pelos professores Dora Vidal e Décio Santos. Esta experiência enriquecedora aliou cultura, conhecimento e descoberta, deixando uma marca de entusiasmo nos participantes.
A visita teve início com a apreciação de uma exposição temática sobre Luís Vaz de Camões, organizada pelos alunos do 12.º ano para assinalar o 5.º centenário do grande poeta. Esta exposição original apresentou vários cartazes e objetos que permitiram aos visitantes conhecer melhor a vida e a obra do autor de ‘Os Lusíadas. Impressionados pelo trabalho dos colegas, os alunos deixaram uma nota de felicitação no Livro de Honra da biblioteca, reconhecendo o mérito da iniciativa.
Seguidamente, os alunos exploraram os diferentes espaços da biblioteca, que oferece valências para todos os gostos. Entre os seus recursos destacam-se livros diversificados para todas as idades e interesses, bem como um acervo adaptado a leitores com necessidades especiais, incluindo livros em braille. Para além disso, puderam conhecer as salas de estudo e de trabalho, explorar a coleção de jogos audiovisuais e filmes e, ainda, visitar o arquivo onde se encontram livros antiquíssimos. Um dos momentos altos foi a oportunidade de ver um dos primeiros livros do acervo bibliotecário.
Durante toda a visita, os alunos foram acompanhados pela assistente Cátia Simões, que respondeu gentilmente a todas as curiosidades e os incentivou a frequentar este espaço onde leitura, cultura e lazer se entrelaçam. A experiência despertou um forte interesse pela leitura e pelo conhecimento, aproximando os alunos não só do universo camoniano, mas de todo o vasto mundo que os livros podem proporcionar, desde que se disponham a explorá-lo.
O Agrupamento Gil Paes agradece a toda a equipa bibliotecária pela receção calorosa e pelo trabalho notável que realizam diariamente na promoção da leitura e do saber.





