No âmbito da Educação Ambiental, as professoras bibliotecárias, em parceria com o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), lançaram durante o ano letivo de 2024-2025 um desafio aos docentes do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria. O foco da iniciativa foi a temática da hidroponia, um sistema de cultivo de plantas sem solo, em que as raízes das plantas são sustentadas por uma solução nutritiva.
O tema foi escolhido por duas razões: em primeiro lugar, a proximidade do centro escolar a uma estufa de hidroponia e, em segundo lugar, a vinda da autora Maria Francisca Macedo, marcada para o mês de maio, com o lançamento do seu livro “Contrarrelógio”, da coleção “O Clube dos Cientistas”, numa das escolas do concelho de Torres Novas.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos participaram ao longo de várias semanas, explorando conceitos relevantes de forma interdisciplinar. Este projeto revelou-se uma excelente ferramenta pedagógica, permitindo aulas dinâmicas e contextualizadas, e ao mesmo tempo promovendo uma reconexão dos estudantes com a natureza.
A culminância deste trabalho ocorreu no dia 6 de maio, após o lançamento oficial do livro “Contrarrelógio”. A sessão contou com a presença da autora, Maria Francisca Macedo, da ilustradora da obra, e da representante do grupo editorial. Estiveram também presentes a professora Filomena Ferreira, representante da direção do Agrupamento, a vereadora da Cultura, professora Elvira Sequeira e a representante da Biblioteca Municipal, Helena Ferreira, entre outras entidades e parceiros. A coordenadora do Centro Escolar, bem como os docentes das turmas envolvidas, também marcaram presença neste evento.
Durante o encontro, os alunos puderam partilhar a sua experiência com a hidroponia, ouvindo uma canção sobre o tema e assistindo a um vídeo que retratou todo o trabalho realizado. A sessão foi um sucesso, promovendo o contacto dos alunos com práticas ambientais inovadoras e aproximando-os de conceitos científicos de forma lúdica e educativa.
Este projeto sublinhou a importância da educação ambiental nas escolas, integrando-a de forma criativa e prática nas rotinas de ensino, e reforçando o papel da literatura e da ciência no desenvolvimento integral dos alunos.