Mais uma vez o espírito e a simbologia do Halloween e de “Días de los Muertos” marcaram presença no Agrupamento Gil Paes. Este ano, as portas das salas de aula ganharam outra vida, assumindo identidades muito diversificadas que não deixaram indiferente ninguém que por elas passasse.
Nos centros escolares e nas escolas Manuel de Figueiredo e Maria Lamas foi visível a originalidade, qualidade e criatividade dos projetos de porta expostos e o empenho e interesse dos alunos na sua concretização.
A Biblioteca Escolar da Escola Manuel de Figueiredo, parceira na atividade, realizou uma exposição de livros sobre a temática e selecionou e disponibilizou filmes do Plano Nacional de Cinema (PNC).
Na Escola Maria Lamas, os alunos de espanhol vivenciaram também “El Día de Los Muertos” com um desfile de máscaras muito coloridas e criativas, complementando as decorações das portas dedicadas a esta comemoração.
Em contexto de sala de aula, foram desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas adequadas às características e especificidades das diferentes turmas, onde os quizzes, kahoots, Escape rooms, vídeos e audição de canções tomaram lugar nesta celebração.
Estas atividades inserem-se no trabalho desenvolvido nas Línguas Estrangeiras, em conformidade com as Aprendizagens Essenciais (AE) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), promovendo a interculturalidade, o reconhecimento e respeito por diferentes culturas e a articulação interdisciplinar, nomeadamente com as artes, que tiveram um papel central na criação das decorações de portas e de máscaras.
Para além da criatividade e expressividade artística, estas experiências contribuíram também para o desenvolvimento de valores de cidadania, como o saber estar, o respeito, a cooperação e a valorização do trabalho coletivo. Assim, mais do que uma celebração, tratou-se de uma oportunidade educativa que valorizou o contacto com tradições de países de expressão inglesa e espanhola, contribuindo para o desenvolvimento de competências linguísticas, culturais, artísticas e sociais dos alunos.
E para finalizar esta celebração, o lanche partilhado, na Escola Manuel de Figueiredo, foi um momento de agradável convívio.
As subcoordenadoras de Inglês e de Espanhol


