

No dia 4 de junho, o Dr. Acácio Gouveia dinamizou uma sessão de informação na biblioteca da Escola Maria Lamas, junto dos alunos das turmas 11.º LHA, 12.º CTA e 12.º LHA subordinada ao tema “Sexualidade – uma visão centrada em dados científico”. Assim, tratou o tema de forma o mais neutra possível, evitando influências ideológicas.
Foram abordadas as vertentes: Género, Orientação sexual e Identidade de género, apresentando-se seguidamente um resumo da comunicação.
Sobre o primeiro tema, foram explicados os determinantes biológicos dos géneros e da existência da categoria Intersexo, onde cabem todas as pessoas que não cumpram os 3 níveis de identificação (cromossómico, morfológico e hormonal) com os sexos feminino ou masculino.
Quanto à orientação sexual, foram enunciadas as 4 hipóteses: hétero, homo, bi ou assexual. Foram dadas informações sobre condicionantes biológicas, nódulos cerebrais bimórficos, que determinam a orientação hétero ou homosexual. Esta orientação é independente da vontade, fornecendo uma “legitimação” biológica para a homossexualidade. Referidos os pontos fracos desta teoria. Foi explicado que a orientação sexual é determinada não só pelas estruturas cerebrais referidas, como por contextos culturais, e foi chamada a atenção para possíveis conflitos entre o biológico e o cultural, com possíveis repercussões na saúde mental.
Sobre a identidade de género, foi explicado que ela também está biologicamente determinada, embora de forma inconsciente e independentemente de fantasias conscientes. Foi referido o perigo de ignorar ou atuar à revelia das leis da natureza.
Explicou a sua oposição à ideologia de género que pretende diluir a diferenciação dos géneros e defende que a orientação sexual é um mero construto social.
Aproveitou, também, para condenar a ideologia contrária que promove a homofobia e a misoginia, dando o exemplo dum “influencer” célebre. Demonstrando facilmente a ausência de conhecimento em que se baseia o seu antifeminismo.
Para finalizar, referiu que cada um devia pensar por si sobre o que ouviram e usar do seu sentido critico para formalizarem opiniões próprias, ao contrário do que deles esperavam os “influencers”.
Esta sessão de informação inseriu-se na abordagem das aprendizagens essenciais de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios da Saúde/Sexualidade / Cidadania ( “Relacionar-se consigo e com as outras pessoas com empatia e respeito, numa perspetiva de bem-estar”).


