Conversa com o autor e ex-aluno Filipe Branco

A fechar a Semana da Leitura, decorreu, na Biblioteca da ESML, uma sessão por videoconferência com o autor Filipe Branco, ex-aluno do nosso Agrupamento, destinada às turmas do 9.º Ano.

Ao avistar, através do ecrã, o espaço da biblioteca, o jovem autor recordou, com emoção, o tempo ali passado, em busca de refúgio e evasão. Valorizou, junto dos alunos presentes na sala, os ensinamentos dos seus professores. Em algum momento da vida, as aprendizagens realizadas na escola, que aparentemente não têm utilidade, acabam por revelar a sua  importância nos mais diversos contextos. Acontece-lhe, enquanto escreve, recordar uma certa professora que, acreditando já no seu talento, o ajudou a reescrever os seus textos e lhe ensinou alguns truques de escrita. “Acho que se chamava Isilda. Ainda cá trabalha?”. Perpassaram alguns sorrisos entre a assistência e uma professora esclareceu que era agora a Diretora do Agrupamento.

Filipe Branco estudou Humanidades na nossa escola e Ciências da Comunicação no ensino superior, exercendo atualmente a profissão de comissário de bordo.

É autor de três livros, “Deixa-me ser”, “Entre mulheres” e “O dia em que nasci”, nos quais, de algum modo, depositou a sua experiência de vida. A este propósito, destaca a sua participação num projecto do Serviço Voluntário Europeu, em Itália, onde permaneceu durante dez meses, trabalhando como auxiliar de educação num Centro Educativo para crianças com necessidades especiais. De regresso a Portugal, em 2016, publicou o segundo livro intitulado “Deixa-me ser” e tomou a iniciativa de percorrer  escolas, de norte a sul do país, falando sobre bullying, homofobia e preconceito. Assume-se como “um lutador pela igualdade de direitos, e ao mesmo tempo, um sonhador que busca na escrita a plena satisfação”.

No final da apresentação, os alunos questionaram-no  sobre aspetos da vida pessoal e profissional e, também, sobre o ato da escrita. O autor respondeu com naturalidade a todas as questões, partilhando a forma como organiza as várias etapas da criação dos seus livros, desde as primeiras ideias e apontamentos.

Ficou a promessa de voltar à Escola Secundária de Maria Lamas para mais um encontro com os alunos e, também, para deixar nas estantes da biblioteca um livro autografado.