
“Camões – Outros Quinhentos”
Para as comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões, e a convite de Eduardo Dias, artista residente do Agrupamento Artur Gonçalves, foi proposta uma parceria entre uma turma de Humanidades do Agrupamento Artur Gonçalves e uma turma de Artes Visuais do Agrupamento Escolas Gil Paes. Assim surgiu a exposição “Camões – outros Quinhentos“, que esteve patente ao público, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, entre os dias 6/03 a 25/03/2025.











“Camões – Outros Quinhentos” integra o Projeto Cultural de Escola, inserido no Plano Nacional das Artes (PNA), proporcionando uma abordagem inovadora à vida e obra do poeta. Esta exposição propõe uma releitura contemporânea do legado camoniano, através do olhar dos alunos do 12.º ano de Artes Visuais. A exposição integra uma entrevista ao escultor José Coêlho, conduzida pelos alunos, onde se discute a influência de Camões na escultura contemporânea e o processo criativo na construção da sua obra. Esta entrevista amplia o caráter interativo da exposição, permitindo aos visitantes compreender como a arte pode reinterpretar figuras históricas de forma inovadora. Os trabalhos realizados resultam de uma investigação plástica e conceptual desenvolvida pelos alunos, nas disciplinas de Oficina de Arte, Desenho A, Oficina de multimédia B e Português explorando diferentes linguagens visuais e técnicas. Inspirando-se em temáticas como a identidade, a viagem, o heroísmo e a condição humana, os alunos interpretaram Camões através da escultura, colagem, instalação artística e vídeo, refletindo sobre a atualidade do seu pensamento.
A exposição, “Camões – Outros Quinhentos” não é apenas uma homenagem ao poeta, mas é também um convite à reflexão sobre o seu impacto no presente. Ao integrar a produção artística dos alunos e um testemunho de um escultor consagrado, a exposição afirma-se como um espaço de diálogo entre gerações, cruzando o passado e o futuro da expressão artística.
De forma a evidenciar a articulação feita pelos alunos dos dois agrupamentos envolvidos, foi realizado um vídeo em que todos os intervenientes participaram numa homenagem ao poeta.
Março 2025